Assista aos filmes e séries indicados e veja como o cinema retrata a história
filmes e séries
PARA ENTENDER O CONFLITO ISRAEL-PALESTINA
São vários os filmes, séries e livros que retratam o conflito permanente entre israelenses e palestinos. A ultima escalada de violência, em maio de 2021, foi provocada por ameaças israelenses de despejo de famílias palestinas do bairro Sheikh Jarrah, localizado fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém. O fim da era Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro que governou por 12 anos, também gera dúvidas sobre o futuro dessa violência que dura décadas e já produziu milhares de mortos de ambos os lados, mas com um número muito maior de vítimas entre palestinos.
O conflito entre os dois povos remonta a histórias bíblicas, mas foi acirrado com a criação do Estado de Israel, após o fim da Segunda Guerra Mundial e como resposta à tragédia do Holocausto. Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a divisão da Palestina em dois estados, um judeu e outro árabe. Em maio de 1948, após a as tropas britânicas deixarem a Palestina, o presidente da Agência Judia para a Palestina, David Ben-Gurion, anunciou a formação do estado judeu. A sessão da ONU que deliberou as partes do território que ficariam sob o domínio judeu e palestino foi liderada pelo diplomata e político brasileiro Oswaldo Aranha (1894-1960).
Judeus de vários países europeus migraram para Israel e adotaram o novo país como pátria. Desde então, israelenses vêm ocupando áreas no território palestino nos chamados assentamentos, expandidos em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia. A ONU considera a maioria desses assentamentos como violação das leis internacionais. As ocupações e anexações por Israel mudaram completamente o mapa definido em 1948. A faixa de Gaza, liderada pelo Hamas, vive sob bloqueio de Israel e do Egito e seus moradores não podem se deslocar para a Cisjordânia, governada pela Autoridade Palestina, politicamente mais moderada.
Tema de Cinema indica séries e filmes para entender um pouco mais sobre o conflito entre israelenses e palestinos.
Our Boys (Nossos Meninos), da HBO, 2019, minissérie com 10 capítulos
três jovens estudantes são sequestrados por membros do Hamas. Enquanto os israelenses acompanham pela TV as notícias do possível crime, Mohammed, um garoto palestino, desaparece a caminho de sua mesquita local. O ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu pediu boicote dos israelenses à produção acusando-a de antissemita. Na realidade, a série procura expor os dois lados do conflito de forma imparcial.
Fauda (2015) é o nome da série da Netflix, criada e estrelada por Lior Raz, ex-integrante das Forças Especiais de Israel e com co-autoria do jornalista especializado no conflito, Avi Issacharoff. “Fauda” significa “caos” em árabe e é um jargão do exército israelense para designar uma operação em que tudo dá errado, como acontece no desenrolar da trama.
Munique (Munich), 2005, dirigido por Steven Spielberg, relata o trauma histórico do ataque terrorista do grupo islâmico Setembro Negro, durante os Jogos Olímpicos de 1972 e que resultou na morte de onze atletas da delegação israelense e cinco dos oito terroristas palestinos. Três foram presos. A trama se concentra na caçada vingativa liderada pela polícia secreta de Israel, o Mossad, aos idealizadores do Setembro Negro. Pode ser visto na Amazon Prime Vídeo.
Por fim, o filme Aproximação (Disengagement), de Amos Gitai (França/Israel, 2007), acompanha o cotidiano de mãe e filha, em Gaza. As duas acompanham as ações de israelenses, liderados por Uli, tio da menina, em defesa do que pensam ser seu território, enquanto palestinos tentam manter sua ocupação e árabes tentam entrar na área. A direção de Gitai e o roteiro procuram não emitir juízo de valor a respeito desses três povos, e este é o maior mérito desta produção.
OUR BOYS (NOSSOS MENINOS)
Filme: Minha Mãe É Uma Peça 3
Onde assistir: HBO Max
Categoria: Comédia
Lançamento: 2019, Brasil, Indicação 12 anos, 109 min
Sinopse: Após ter um piripaque, Dona Hermínia (Paulo Gustavo) recebe duas notícias: Marcelina (Mariana Xavier) está grávida de um cara que mal conhece e Juliano (Rodrigo Pandolfo) está noivo. Sofrendo ao ver que seus filhos já estão formando suas próprias famílias, ela decide focar nos preparativos para o casamento. Com o apoio de sua diarista Waldeia (Samantha Schmütz) e de suas irmãs Iesa (Alexandra Richter) e Lucia Helena (Patricya Travassos), a matriarca terá que driblar a sogra de seu filho, além de lidar com as novas investidas de Carlos Alberto (Herson Capri), seu ex-marido.
Direção: Susana Garcia
Elenco: Paulo Gustavo, Mariana Xavier, Rodrigo Pandolfo, Herson Capri, Alexandra Richter, Samantha Schmütz, Patrícya Travassos
Clique e assista:
THE CROWN
Série: Netflix
Título original: The Crown
Categoria: Drama biográfico
Lançamento: novembro de 2016, com quatro temporadas disponíveis de dez episódios cada.
Sinopse: Realizada no Reino Unido para a Netflix, a série traça a vida da Rainha Elizabeth II a partir de seu casamento com o Príncipe Philip, em 1947, até os dias atuais. O relacionamento da rainha com o primeiro ministro Winston Churchill é uma das atrações da série.
Criação e roteiro: Peter Morgan
Elenco: Claire Foy/Olívia Colman como a Rainha Elizabeth II; Matt Smith/Tobias Menzies como o Príncipe Philip; Jared Harris como o Rei George VI; Vanessa Kirby/Helena Bohman Carter como Princesa Margareth; John Lithgow como Winston Churchill, Greg Wise como Lord Louis Mountbatten.
Prêmios: Globo de Ouro como Melhor Série de Drama e Melhor Atriz em Série de Drama para Claire Foy; Primetime Emmy Award 2017 para John Lithgow, que interpreta Winston Churchill
Clique e assista:
CORRA!
Título original: Get Out
Lançamento: 2017 (EUA e Brasil)
Categoria: Terror racial/Suspense - 1h 44min - 14 anos ou mais
Sinopse:
Get Out retrata de maneira ficcional o racismo estrutural, ou seja, aqueles comportamentos culturais que buscam justificativas do tipo: "não sou racista, tenho amigos negros". Na trama, Chris (Daniel Kaluuya) e Rose (Allison Williams) formam um casal inter-racial que viaja ao interior dos EUA para apresentar o namorado à família da moça. Daí em diante, Jordan Peele disseca em uma história de terror todo o horror do racismo e do supremacismo branco.
Roteiro e Direção: Jordan Peele
Elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Bradley Whitford, Caleb Landry Jones, Stephen Root, LaKeith Stanfield e Catherine Keener.
Prêmios: Oscar 2018 Melhor Roteiro Original para Jordan Peele; Melhor Filme e Melhor Roteiro Original no Critic's Choice Awards 2018; entre outros
Clique e assista:
INFILTRADO NA KLAN
Título original: BlacKkKlansman
Lançamento: 2018 (EUA e Brasil)
Categoria: Ficção histórica - 2h6min - 14 anos ou mais
Sinopse: Em 1978, o policial negro Ron Stallworth (John David Washington) consegue se infiltrar na Ku Klux Klan no Colorado (EUA). Sob constante pressão, Ron passa a se comunicar com membros da Klan por meio de telefonemas e cartas. Nas reuniões presenciais, enviava um policial branco que assumia a sua identidade junto ao grupo. Após meses de investigação, Ron acabou se tornando líder da seita e começou a sabotar linchamentos e outros crimes de ódio planejados pelos racistas.
Direção: Spike Lee
Elenco:
John David Washington, Adam Driver, Laura Harrier e Topher Grace
Prêmios: Melhor Roteiro Adaptado no Oscar 2019 e no BAFTA 2019; Grande Prêmio do Festival de Cannes 2018
Clique e assista:
ASSISTA: CHURCHILL CONTRA O NAZISMO
Título original: Darkest Hour
Lançamento : 2017 (EUA), 2018 (Brasil)
Categoria: Drama/Ficção histórica - 02h05m
Sinopse: Aborda os primeiros dias de Winston Churchill como primeiro-ministro do Reino Unido, período em que o exército de Hitler cercou as tropas britânicas em Dunquerque, na França, durante a Segunda Guerra Mundial.
Direção: Joe Wright
Elenco: Gary Oldman como Winston Churchill; Ben Mendelsohn, Kristin Scott Thomas, Lily James, Stephen Dillane e Ronald Pickup.
Prêmios: Gary Oldman venceu como Melhor Ator no Oscar, no Globo de Ouro, no Critic´s Choice Awards, no Bafta e no SAG Awards.
Clique e assista:
Título original: Dunkirk
Lançamento: 2017 (EUA), 2018 (Brasil)
Categoria: Drama/Ficção histórica ‧01h46m
Sinopse: O filme reconstrói os 11 dias da Batalha de Dunkerque, de 25 de maio a 4 de junho de 1940, quando uma divisão panzer do exército de Hitler encurralou 400 mil soldados das forças britânica e francesa na costa da fonteira franco-belga, região de Calais.
Roteiro, coprodução e direção: Christopher Nolan
Elenco: Fionn Whitehead, Tom Glynn-Carney, Jack Lowden, Harry Styles, Aneurin Barnard, James D'Arcy, Barry Keoghan, Kenneth Branagh, Cillian Murphy, Mark Rylance e Tom Hardy.
Prêmios: Recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e direção. Ganhou Melhor Mixagem de Som, Melhor Montagem e Melhor Edição de Som.
Clique e assista:
Titulo original: Versailles
Lançamento: 2015 (EUA), 2018 (Brasil)
Produção: Canal + (França)
Temporadas: 3 com 30 episódios (finalizada)
Categoria: Drama/Biografia/Ficção histórica
Sinopse: A série se passa durante a construção do Palácio de Versalhes no reinado de Luís XIV, em 1667. Baseada em fatos históricos com toques ficcionais, a produção aborda as intrigas e a luta pelo poder na corte do Rei Sol. Com interpretações de destaque, temos os atores George Blagden (o Athelstan em Vikings), no papel de Luís XIV, e Alexander Vlahos (o druida Mordred em Merlin) representando Monsieur Philippe d’Orléans, o irmão bissexual do rei. Boa reconstrução de época com figurinos deslumbrantes.
Direção: Jalil Lespert, Christoph Schrewe, Thomas Vincent, Daniel Roby
Elenco: George Blagden, Alexander Vlahos, Tygh Runyan, Stuart Bowman, Amira Casar, Evan Williams, Noémie Schmidt, Anna Brewster, Sarah Winter
Clique e assista:
MARIA ANTONIETA
Título original : Marie-Antoinette
Lançamento: 2006 (França, EUA, Japão)
Direção, Roteiro e Produção: Sofia Coppola
Categoria: Drama/Biografia/Ficção histórica/ 2h03min
Sinopse : Com roteiro baseado no livro Marie Antoinette: The Journey, de Antonia Fraser, o filme conta a história da princesa austríaca Maria Antonieta (Kirsten Dunst), que se casa ainda adolescente com o príncipe Luis XVI (Jason Schwartzman), para selar um acordo entre os países. Sofia Coppola mostra o frescor juvenil da princesa, que se tornou rainha da França, ser sufocado na futilidade da corte de Versailles e suas regras rigorosas de etiqueta, disputas familiares e intrigas da nobreza. Sentindo-se exilada, Maria Antonieta criou um mundo à parte, retratado no filme e que ficou conhecido como a "aldeia da rainha".
No seu refúgio, cultivava flores, hortas e pomares e recebia principalmente amigas mulheres.
O filme mostra um lado mais humano da rainha e seu desejo de viver com mais leveza e liberdade. Fora de Versailles, no entanto, a fome, a peste e a falta de trabalho construíam as bases da revolução popular que levou Maria Antonieta e Luís XVI à guilhotina.
Elenco: Kirsten Dunst, Jason Schwartzman, Rip Torn
Clique e assista:
ASSISTA: ADEUS, MINHA RAINHA
ADEUS, MINHA RAINHA
Título original: Les Adieux à la reine
Lançamento: 2012 (França, EUA, Japão)
Direção: Benoît Jacquot
Elenco: Léa Seydoux, Diane Kruger, Virginie Ledoyen
Categoria: Drama histórico/ 1h40min
Sinopse: A notícia da tomada da Bastilha chega à Corte, afugentando nobres e servos que abandonam o Rei Luís XVI. Uma jovem leitora devotada à Maria Antonieta ignora os acontecimentos e inicia uma relação com a rainha durante a Revolução Francesa.
Prêmios: César de Melhor Figurino, César de Melhor Direção de Arte, César de Melhor Fotografia
Clique e assista:
ASSISTA: NEGAÇÃO
NEGAÇÃO
Título original: Denial
Lançamento: 2016 (França, EUA, Japão)
Direção: Mick Jackson
Elenco: Rachel Weisz, Tom Wilkinson, Timothy Spall
Categoria: Drama histórico/ 1h50min
Sinopse: O filme narra a batalha nos tribunais em busca da verdade histórica da professora americana Deborah Lipstadt (Rachel Weisz) contra David Irving (Timothy Spall), que a acusou de calúnia por chamá-lo de negador do Holocausto. Lipstadt e sua equipe jurídica, liderada por Richard Rampton (Tom Wilkinson), precisaram provar que o Holocausto ocorreu e que o negacionismo é mais uma forma de antissemitismo.
Clique e assista: